Papo de Guarnição com Erick Guimarães - ASPRA PM/BM MG - 31/07/23

CRISE POLICIALDESTAQUESVIDEOS

Erick Guimarães

8/3/20232 min read

Bate-papo interessante sobre o tema. Aos poucos essa causa vem ganhando voz. Apenas através do reconhecimento dos problemas e limitações, podemos encarar de frente os desafios e buscar melhorias.

Todos merecemos ficar bem, mas a ignorância, muitas vezes, nos afasta do processo.

O policial deve ser visto como um "atleta" de alto desempenho na demanda emocional...

Bate-papo super interessante sobre adoecimento psíquico nas instituições de segurança pública e a importância de mudarmos a forma de ver essa questão. Na conversa o perito Erick Guimarães relata sua própria experiência pessoal com o assunto, esmiuça a ideia que tem defendido sobre o policial ser uma espécie de atleta emocional, com um risco ocupacional inerente à sua profissão, e da importância de se reconhecer isso. Vale muito a pena.

Fonte: Canal da ASPRA PMBM MG no Youtube

" No Papo de Guarnição de 31/7/23, junto aos nossos amigos da @asprapmbm, falamos sobre diversos temas afetos à saúde mental e ao acolhimento do policial:

#BotaNaLeiOrganica #QuemCuidaMereceCuidados

- A importância de se reconhecer esse profissional como uma espécie de “atleta” de alto desempenho em demandas psíquicas, com seu consequente risco ocupacional de “lesão” ao seu emocional, devendo ser dado a ele acolhimento e garantias trabalhistas, tal qual recebido por outros profissionais - que também estão sujeitos ao adoecimento devido à profissão.

- A importância de divulgação de dados e informações sobre esse fenômeno de adoecimento mental policial pelas instituições, com intuito de possibilitar o reconhecimento e tratamento adequado do tema. Falamos, inclusive, do Anuário de Segurança Pública publicado neste ano.

- A importância de se dar educação emocional e se construir uma cultura de acolhimento a colegas - que eventualmente adoeceram - e de como a visão de estigmatização e chacotas aos colegas que adoecem deixou de ser aceita pela sociedade, sobretudo após as tragédias envolvendo colegas policiais do Ceará e a escrivã mineira Rafaela Drummond.

- Um pouco da minha história profissional e projetos futuros como um mestrado na área de Psicologia, voltado para o estudo do adoecimento policial, tentando trazer uma visão de “dentro” e uma contribuição para esse tema tão sensível.

- Um pouco sobre minha experiência pessoal com a questão do adoecimento mental e de uma depressão que trato desde 2017. Falo também da nossa campanha de reforma da Lei Orgânica da PCMG com intuito de reconhecer os Direitos Humanos dos Policiais e prevenir o adoecimento mental.

Espero que gostem. Como eu disse, criei o projeto para multiplicar o bem, levar informação e cuidado para todos aqueles que quiserem recebê-lo. Levar aos outros aquilo que eu mesmo, infelizmente, não tive e por meio de estudos, de autoconhecimento e busca por educação emocional, salvou a minha vida, de todas as maneiras que puderem imaginar. "

Apoiem nossa causa !!! Compartilhem, sigam nossa página, nossa classe pede socorro.

"QUEM CUIDA, MERECE CUIDADOS"

Assista abaixo:

Posts relacionados