Excedentes Psicólogos: uma das soluções efetivas para o adoecimento psíquico na PCMG

CRISE POLICIALCONTEÚDOS DIVERSOSARTIGOS

Ávila Graziele

7/15/20234 min read

O adoecimento por sobrecarga de trabalho, ausência de escalas humanizadas, que garantam acesso ao núcleo familiar, convivência comunitária e formação de uma rede de apoio, sem dúvidas, é um dos fatores que contribuem de maneira significativa para o adoecimento de policiais, além da própria natureza do trabalho. No caso dos Analistas Psicólogos da Polícia Civil de Minas Gerais, a falta de vontade política, impede a convocação e utilização dessa solução econômica(para o erário) como ferramenta para sanar esse problema, visto que estes profissionais são especialistas na atenção com a saúde mental policial.

Papo sério...

Déficit de Psicólogos e oportunidade de aproveitamento do concurso de 2022

Ávila Graziele, Psicóloga Clínica

A saúde mental dos servidores da Polícia Civil de Minas Gerais está em evidência, depois do lamentável ocorrido com a escrivã Rafaela Drumond. São vários relatos e denúncias de Assédio Moral dentro da instituição, além da sobrecarga de trabalho, e um déficit alarmante de servidores policiais e administrativos.

Pouco se fala sobre a importância dos Técnicos e Analistas da PCMG, mas esses servidores fazem parte da base da instituição, e sem eles simplesmente os trabalhos não acontecem. Antes do trabalho fim que a sociedade reconhece, existe o árduo trabalho da base que é fundamental, e muito importante.

Uma grande vantagem em chamar excedentes do concurso de 2022 é o respeito ao princípio da economicidade. Neste concurso não há cláusula de barreira, portanto nada impede a nomeação de mais psicólogos. O concurso foi homologado em 23/06/2022, podendo estar vigente até 23/06/2026, caso seja renovado.

Infelizmente no portal da transparência não é possível identificar quantos Psicólogos atuam, quantos pediram exoneração e qual é a real vacância desses servidores, hoje, na PCMG. A instituição optou, infelizmente, por nomear o cargo de psicólogo como Analista juntamente com várias profissões, ou seja, quando se vê no Portal da Transparência que a vacância de Analistas é de 169, não sabemos, exatamente, quantos psicólogos se enquadram nesse índice. Dessa maneira fica dificultado um diagnóstico preciso sobre a gravidade real desse drama na instituição.

Sabe-se por pesquisa informal que o hospital da PCMG conta com cerca de 10 psicólogos, e estes têm a função de atender TODOS os servidores, dependentes e aposentados. Nota-se a urgente necessidade de ampliar essa equipe para que o serviço prestado alcance uma melhor qualidade e não haja sobrecarga sobre os psicólogos que ali atuam. Além do hospital da PCMG, veremos a seguir outros setores que necessitam muito do profissional da psicologia.

Setores da Polícia Civil de Minas que contam com a atuação de Psicólogos e suas funções:

- Instituto Médico Legal: acompanhamento de vítimas durante o exame do corpo de delito.

- ACADEPOL: atividades pertinentes aos recurso humanos, avaliação psicológica, aplicação de testes, dentre outros.

- Delegacia Especializada de Atendimento a Mulheres: acolhimento psicossocial das vítimas para prepará-las para o depoimento e realização de encaminhamentos necessários.

- Hospital da Polícia Civil: atendimento clínico aos servidores efetivos, aposentados e dependentes, rodas de conversas, plantão psicológico por telefone, dentre outros.

- Colégio Ordem e Progresso: atuação com psicologia escolar, o que envolve toda a comunidade escolar entre alunos, professores, e demais funcionários, nos turnos da manhã e tarde.

Houve dois concursos para o cargo de Psicólogo na PCMG: em 2013 e 2022

· Em 2013 foram abertas 24 vagas, a convocação em 2013 chegou até ao 34° colocado, mas não foram todos a assumir a vagas. No portal da transparência não é possível identificar quantos desses 34 estão atualmente, ainda na PCMG.

· Em 2022 foram abertas 6 vagas, e até o momento a convocação alcançou o 13° colocado, com 4 desistências, ou seja, a instituição conseguiu alocar apenas mais 9 psicólogos no seu quadro.

Urgência por mais psicólogos na PCMG

· Dados do Portal da Transparência apontam que até abril/2023 49.408 mulheres sofreram violência, infelizmente um índice altíssimo. Essas mulheres precisam passar pelo acolhimento psicossocial na Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres para que se organizem e sejam capazes de depor, estando aptas também a receber os encaminhamentos necessários.

· Foi aprovado o Projeto de Lei 14.541/2023 que cria e mantém o funcionamento ininterrupto de Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres, o que evidencia ainda mais a necessidade de mais convocações de psicólogos para fazer esse acolhimento das vítimas. Atualmente nem no horário diurno temos equipes psicossociais em todas as DEAM’s.

· Na audiência pública do 07/07/2023 houve uma denúncia de um Psicólogo da PCMG expondo assédios sofridos por pressão por maior produtividade e não há efetivo suficiente para atender toda essa demanda.

· Vítimas de diversos casos precisam ser acompanhadas pelo psicólogo no IML durante o exame de corpo de delito.

· O índice de adoecimento dos servidores está alto, a quantidade de psicólogos que se tem hoje no hospital não consegue atender a demanda de todo o Estado.

· O excesso de demandas para equipe de Psicologia tão reduzida gera adoecimento aos próprios psicólogos da PCMG.

Diante do exposto acima, nota-se que a convocação de mais psicólogos é uma urgência para PCMG, para trabalhos com o público interno e externo à instituição. É um investimento em saúde mental que só trará benefícios à sociedade e ao Estado. Observa-se que é possível sim, dentro das possibilidades do estado, e por existir ainda vacâncias de Analistas, a nomeação e convocação de mais psicólogos.

REFERÊNCIAS

https://dados.mg.gov.br/dataset/violencia-contra-mulher/resource/f2957178-7f1d-4890-84af-a2aeb5e603fb

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14541.htm

https://www.youtube.com/watch?v=v58TIN4jPAw

file:/470_22_HOMOLOGACAO_CONCURSO_ANALISTA___de_23_de_junho_2022.pdf

Fonte: Canal dos aprovados no concurso de 2022 (@pcmgexcedentes)

Apoiem nossa causa !!! Compartilhem, sigam nossa página, nossa classe pede socorro.

"QUEM CUIDA, MERECE CUIDADOS"

Links abaixo:

Download do Artigo

Posts relacionados