Excedentes Investigadores: uma das soluções efetivas para o adoecimento psíquico na PCMG

CRISE POLICIALCONTEÚDOS DIVERSOSARTIGOS

Murilo Silva

8/3/20232 min read

O adoecimento por sobrecarga de trabalho, ausência de escalas humanizadas, que garantam acesso ao núcleo familiar, convivência comunitária e formação de uma rede de apoio, sem dúvidas, é um dos fatores que contribuem de maneira significativa para o adoecimento de policiais. No caso de Investigadores de Polícia de Minas Gerais, uma dificuldade política envolvendo a convocação de mais servidores, impede a convocação e utilização dessa solução econômica(para o erário) como ferramenta para sanar essa fonte de adoecimento na instituição.

Papo sério...

Déficit de Investigadores de Polícia x Aproveitamento de Excedentes do Concurso de 2021

Murilo Silva (Representante dos Excedentes no cargo de Investigador de Minas Gerais, edital 2021)

O ESTADO DE MINAS GERAIS TEM 8 VEZES MENOS POLÍCIAIS CIVIS QUE O NÚMERO RECOMENDADO PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU

A população total de Minas Gerais superou 21 milhões, segundo pesquisas feitas pelo IBGE em 2021. Ao passo que no ano de 2022, temos uma média de 6.000 Investigadores de Polícia civil na ativa, o que corresponde a um policial para cada 3.568 habitantes. Nesse sentido, esse número de Policiais Civis é bem inferior do que a ONU recomenda, ( para a ONU o ideal é um policial para 450 habitantes ).

Segundo o Bel. Wemerson, presidente do Sindicado dos Policiais Civis de Minas Gerais (SINDPOL-MG), atualmente o Estado de Minas está descumprindo o mínimo prudencial de 90% da ocupação dos cargos, hoje na ordem de 11.301 cargos previstos na Lei Orgânica. Além disso, o Sindicato afirma que a Lei 129/2013 já deveria ter tido uma ampliação dos cargos, pois o crescimento da população durante as últimas 3 décadas no Estado, não é equivalente ao número de Policiais Civis que deveriam trabalhar na ponta da lança da Corporação.

De acordo com o SINDPOL-MG, uma Delegacia da PCMG onde deveria trabalhar no mínimo 8 Policiais em um plantão, atualmente conta com apenas 2 Policiais onde recebem as mais complexas demandas.

Além dos dados apresentados pelo Sindicado dos Policiais Civis, há números disponibilizados recentemente pelo Dr. Reinaldo Felício, Delegado Geral de Polícia e Superintendente de Planejamento e Gestão. No qual esses números tratam da aposentadoria de aproximadamente 1.030 Servidores nos próximos meses.

Dessa forma, à ausência de Investigadores de Polícia Judiciária, dificulta o trabalho policial e a persecução penal como um todo, assim desrespeitando o Objetivo 16 proposto na Agenda 2030 da ONU no Brasil. Ademais, o atual déficit de mais de 56% de Policiais Civis, contribuí diretamente para Inoperância da Investigação e repressão criminal em todo Estado de Minas Gerais.

Fonte: Canal dos aprovados no concurso de 2021 (@aprovadosinvestigadorpcmg)

Apoiem nossa causa !!! Compartilhem, sigam nossa página, nossa classe pede socorro.

"QUEM CUIDA, MERECE CUIDADOS"

Posts relacionados